quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Brasília, palco de muita arte

Artistas de rua que transformam a cidade em um espetáculo livre


Reynaldo Rodrigues
Para quem frequenta a área central do Plano Piloto é sempre convidado a participar do espetáculo a céu aberto que constitui Brasília. Seja através da arquitetura ou interação com os artistas de rua, as vertentes artísticas são bastante variadas: existem artistas de teatro, música e circo. Para conhecê-los basta caminhar alguns metros próximos à Rodoviária do Plano Piloto. 
Figura conhecida por quem sempre passa na calçada em frente a um shopping da cidade, Davis Icomena de 26 anos, passa horas parado como uma estátua para interpretar seu personagem “robô de prata”. Nascido no Peru o artista mora no Brasil acerca de três anos, além de Brasília Davis já levou a arte da estátua viva para Goiânia e Cuiabá. O ator não revela quanto as pessoas depositam na caixinha, após um dia inteiro de trabalho, mas ressalva que durante épocas festivas como o Natal os frequentadores passam a ser mais generosos. 
Outro ícone do centro de Brasília é o famoso Luiz do Pandeiro, de 66 anos. O músico conselheiro e piadistas trabalha acerca de 6 anos no conhecido “calçadão” localizado entre o Conjunto Nacional e o CONIC. Entre um batuque no pandeiro e uma cantada a moça que passa, Luiz sempre encontra um jeito de passar mensagens bíblicas e conselhos aos que passam apressados. “O que eu faço aqui hoje é a forma que eu encontrei de me libertar da depressão, me manter e divertir as pessoas” Ressalta o cantor animado. De um barraco na Asa Norte, Luiz passou a viver em sua casa própria no Paranoá, financiada com a ajuda de um programa federal. Gravou um CD com oito composições próprias, com apoio da Secretaria de Cultura do DF. Também faz aulas em uma escola de idiomas, e sonha gravar uma música em inglês.
Entre as vertentes artísticas facilmente encontradas na cidade são os palhaços da caravana Circo Rebote, formada por Erika Mesquita, 35 anos, e pelo marido, Atawalpa Coello, 36. Eles fazem apresentações durante os finais de semana na Torre de TV. Os espetáculos variam entre teatro e acrobacias. A dupla se apresenta no local a mais de 10 anos e já fazem parte do roteiro cultural para os que frequentam a Torre.
Mas nem tudo são flores, esses artistas correm riscos assim como qualquer outro trabalhador, porém não tem a prática regulamentada de forma devida. Atualmente não existe lei em todos os municípios do país que regulamente a prática de apresentações de artistas na rua. Em algumas capitais (como São Paulo e Curitiba) existe a lei 15.776, aprovada em 2013 que definem os horários em que as apresentações devem ocorrer e garantem direitos dos artistas. Apesar disso, não existe uma legislação nacional que regulamenta a profissão.
Veiculado dia 08/12/2016 no jornal Alô Brasília, página 4   

Link: http://www.alo.com.br/digital/
Portal: http://www.alo.com.br/vida-e-lazer/brasilia-palco-de-muita-arte-38138 
Share:

0 comentários:

Postar um comentário