Reynaldo Rodrigues
O grafiti é uma manifestação artística que em sua maioria expressa a realidade social de muitas pessoas, e em outros casos serve como manifestos político e cultural. É essa visão que o artista Ozéas Duarte, conhecido no meio artístico como Ozi se propõe a mostrar na exposição que está aberta a visitação até o dia 26 deste mês na Caixa Cultural.
Ozi é paulistano e faz parte da primeira geração do graffiti brasileiro, quando em 1985 iniciou suas primeiras intervenções urbanas, durante sua trajetória profissional, participou de diversas exposições coletivas e individuais no Brasil e exterior. Seus trabalhos figuram em publicações nacionais e estrangeiras. O artista nunca parou de estudar e hoje é pós-graduado em História da Arte pela FAAP.
Atualmente morando em São Paulo o artista testemunha uma guerra que vem sendo traçada entre o prefeito João Dória (PSDB) e pichadores/grafiteiros. Dória se propõe em seu mandato lutar contra essa manifestação artística e isso, de certo modo influencia no trabalho de artistas como Ozi.
Em entrevista exclusiva, Ozi se mostra esperançoso em relação a atitude do poder público “Acho triste que o Prefeito tenha apagado grande partes dos graffitis principalmente na Av 23 de maio, que inclusive o meu rodou, mas por outro lado abre espaço para novas intervenções o que é legal, o problema é que a arte urbana está sendo demonizada, até então era tolerada pelos órgãos públicos e população mesmo com uma parcela não gostando, mas o que esse prefeito está fazendo é criminalizando e colocando a população contra”.
“Falta dialogo e entendimento. O graffiti paulistano é uma marca importante da cidade, gera divisas e atrai turismo, é algo que deva ter alguma consideração, eu acho”. Ressalta o artista.
Para quem quiser conferir a exposição que celebra 30 anos de carreira de Ozéias Duarte, a visitação vai até 26 de fevereiro, de terça-feira a domingo: das 9h às 21h. A entrada é franca, com classificação livre.
Para quem quiser conferir a exposição que celebra 30 anos de carreira de Ozéias Duarte, a visitação vai até 26 de fevereiro, de terça-feira a domingo: das 9h às 21h. A entrada é franca, com classificação livre.
Matéria veiculada Quinta-feira 15/02/2016, página 6
Link portal: http://www.alo.com.br/vida-e-lazer/a-arte-de-expressar-38321
Link impresso: http://www.alo.com.br/digital/?IdEdicao=2224
0 comentários:
Postar um comentário