Espaços culturais abertos para a população sem apoio governamental
Reynaldo Rodrigues
Imagine se deparar com um espaço cultural onde as pessoas podem se sentar para ler um bom livro, conversar ou simplesmente aproveitar à calma. Acredite, esse lugar existe e fica localizado em uma casa ao lado da Feira do Guará, chamado Urbanos. A casa é coletiva e colaborativa, aberta para todos os moradores da região, onde produtores culturais e artistas podem colocar em prática todas as suas manifestações culturais.
"Espaços como o Urbanos estão surgindo nas satélites e atuando forma independente e orgânica há tempos. No Plano Piloto por causa da Lei do Silêncio, entre outros fatores, espaços coletivos estão fechando e alguns migrando para fora das asas. Alguns ainda resistem, mas não tem o perfil das casas de cultura livres das satélites que são autônomas na sua grande maioria e, fazem um trabalho social além das demandas culturais.”, disse Hélio.
Com um planejamento a longo prazo, o trio pretende financiar a manutenção do espaço por meio de doações de parceiros e produtores. Como um espaço aberto e público, o dinheiro seria usado apenas a fim de manter a as contas em ordem.
Também não muito distante do Guará, outra casa que mantém viva a cultural e que permanece aberta de forma totalmente independente é o Espaço Cultural Ubuntu que tem como objetivo empoderar a juventude negra e periférica por meio da cultura. O espaço é fixado no Recanto das Emas.
Segundo o professor Francisco Celso que é também o coordenador do local, o nome “Ubuntu” é uma filosofia africana cujo significado se refere à humanidade com os outros. “As políticas públicas de cultura e lazer praticamente não existem nas regiões periféricas de Brasília, salvo algumas ações isoladas, e, a partir dessa lacuna, as iniciativas populares estão acontecendo de forma “efervescente” nas cidades satélites, como, por exemplo, a Casa Dandara, a Casa Frida, o Espaço Carlos Mariguella, Espaço Imaginário, dentre outros” ressalta o coordenador.
0 comentários:
Postar um comentário