Pesquisador identifica erro histórico, revelando o primeiro mapa do Distrito Federal e seu autor
Reynaldo Rodrigues
O Arquivo Público do Distrito Federal (ArPDF) apresentou recentemente um artigo que corrige a autoria do primeiro mapa do Distrito Federal, assim reparando um erro histórico de cerca de 60 anos. Publicado em 1958. O pesquisador concluiu que o primeiro traçado de onde viria a ser instalada a nova capital do Brasil é obra de um engenheiro goiano, confeccionado entre 1954 e 1958.
O mapa não é de Clóvis de Magalhães, engenheiro cartógrafo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), como havia sido registrado inicialmente, mas sim de um senhor chamado Joffre Mozart Parada, engenheiro agrimensor da comissão. O primeiro mapa do Distrito Federal, portanto, é um trabalho dos goianos. Com a publicação do artigo, o historiador garante resgatar não apenas a importância da figura do pioneiro Joffre Mozart nos primórdios de Brasília, mas também o papel fundamental dos goianos no processo de mudança da capital para o Planalto Central.
“O primeiro mapa do Distrito Federal é reputado a um engenheiro cartógrafo do IBGE, contudo, os nossos estudos em cartografia histórica, baseada, principalmente na documentação da Comissão de Cooperação para Mudança da Capital Federal, isso não era verdade”, conta o pesquisador Elias Manoel. “Para conhecer Brasília é necessário estudar a história de Goiás”, enfatiza.
Todo o erro foi reparado durante a apresentação do artigo “O primeiro mapa do Distrito Federal – Um ilustre desconhecido”, produzido pelo historiador e pesquisador Elias Manoel da Silva. Tudo aconteceu no 3º Simpósio Brasileiro de Cartografia Histórica que ocorreu entre os dias 26 e 28 de outubro.
Veiculado dia 11/11/2016 no jornal Alô Brasília, página 4
0 comentários:
Postar um comentário